Aplicações da biotecnologia no meio ambiente

No dia 27 de agosto, ocorreu no Polo uma palestra aberta ao público, cujo tema foi Aplicações da Biotecnologia no Meio Ambiente.


Ao contrário do que muitos podem pensar, a biotecnologia não se trata apenas de experimentos em laboratório ou de experimentos relacionando seres vivos a processos tecnológicos. A Biotecnologia é tudo aquilo que lida com a manipulação de seres vivos ou parte deles. Como exemplo de processos biotecnológicos (clássicos), podemos citar a fabricação de queijo, álcool combustível, vinho e cerveja, produtos obtidos com a participação de enzimas, bactérias e leveduras. Atualmente, essa área da ciência visa à manipulação genética de organismos ou de suas partes, assim como à criação de vacinas e ao combate a pragas e doenças.

A Biotecnologia é vista como uma área de conhecimento multidisciplinar, abrigando conteúdos relativos à Biologia, à Química e à Engenharia que podem ser aplicados em diversas áreas, como na pecuária (inseminação artificial), agricultura (criação e uso de transgênicos), saúde (vacinas, antibióticos), entre outras. Esses são apenas alguns exemplos das diversas formas de uso da Biotecnologia.

Para verificar uma aplicação prática da Biotecnologia mais detalhadamente você pode visitar a nossa página: Biotecnologia no combate a dengue.

Outros links interessantes sobre o assunto:

Site do Conselho de Informações sobre Biotecnologia:  http://www.cib.org.br/index.php

Entrevistas:

http://www.cib.org.br/entrevista.php?id=57

http://www.cib.org.br/entrevista.php?id=41

http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_21/biotecnologia.html

Faça o download da apresentação usada na palestra.

Deixe um comentário