Participação no V ENECiências

O V Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente (ENECiências) aconteceu na Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus da Praia Vermelha, em Niterói, no período de 15 a 18 de maio, com a participação de estudantes do Polo EAD de Nova Friburgo!

Foto 1

Foto 1: A Coordenadora do curso de Ciências Biológicas da UERJ, Profa Celly Saba, Stela Lina e Renata de Fátima e Profa Fátima Kzam no Campus da UFF, na Praia Vermelha, em Niterói. Crédito: Celly Saba.                 

Esse ano o tema central foi focado nas alternativas epistêmicas emergentes, uma vez que, tradicionalmente, aos saberes, para além da ciência e da técnica, têm sido reservado o lugar da invisibilidade. Então, a proposta do encontro foi discutir o que nós, professores e pesquisadores de ensino de ciências, temos a dizer sobre essa questão.

Foto 2

Foto 2: Profa Fátima Kzam e estudantes EAD dos Polos de Nova Friburgo e Resende participando do ENECiências. Crédito: Stela Lina.

No dia 16 demaio, as bolsistas do Projeto de Extensão “Ciência e Cultura também são feitas a distância”, Ellen dos Santos Lemos, Clarisse Tolledo Lugon e Renata de Fátima Vieira da Costa, apresentaram o trabalho “A importância da extensão universitária na formação docente: uma experiência no curso semipresencial de Ciências Biológicas”, no qual descrevem suas vivências nos subprojetos Recicla Solo, Viver Jardim e Horta Acadêmica, realizados sob orientação do Tutor Maycon Saviole.

O objetivo desse trabalho é relatar as atividades extensionistas realizadas em 2017 por
estudantes de um curso semipresencial de Licenciatura em Ciências Biológicas e que
contribuem para o enriquecimento de suas formações curriculares. Para tal, é discutida a importância da extensão universitária, em especial, nos cursos de graduação a distância e enunciadas as características, ações e resultados dos subprojetos Recicla Solo, Viver Jardim e Horta Acadêmica.

Mais informações sobre esse trabalho:

A importância da extensão universitária na formação docente uma experiência no curso semipresencial de Ciências Biológicas

Clarisse Lugon ainda apresentou, individualmente, o trabalho “Viver Jardim: aprendendo e ensinando com a as plantas”. 

Esse trabalho relata a atividade educativa realizada no Polo de Educação a Distância de
Nova Friburgo, pelos estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, no
ano de 2017, intitulada Viver Jardim. Essa faz parte de um Projeto que aborda a
Educação Ambiental numa perspectiva integrada de Ensino-Pesquisa-Extensão na qual
os estudantes são protagonistas da produção de saberes relacionados às plantas e ao seu
cultivo. Assim, a formação de professores é enriquecida pelas atividades
extracurriculares. São apontados os benefícios da construção de áreas verdes nos centros urbanos e, em especial, nas instituições de ensino.

Mais informações sobre esse trabalho:

VIVER JARDIM APRENDENDO E ENSINANDO COM AS PLANTAS

Este slideshow necessita de JavaScript.

A ex-aluna do curso de Ciências Biológicas Stela Lina Magalhães Bergiante Ferreira discorreu sobre a sua experiência como bolsista de Iniciação à Docência com o trabalho “Ensino de Ciências, Meio Ambiente e Saúde: uma experiência no Projeto PIBID interdisciplinar de Nova Friburgo, RJ”.

Na constante busca pela qualidade na formação docente, o Programa Institucional de
Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem se mostrado de extrema importância por
antecipar o vínculo do futuro professor com a realidade escolar e, ao mesmo tempo,
possibilitar a aproximação entre teoria e prática. O presente trabalho se propõe a discutir sobre a importância do PIBID como uma ponte entre a educação básica e o ensino superior, mediante o relato da experiência do subprojeto interdisciplinar realizado por licenciandos em um colégio municipal de Nova Friburgo/RJ. Para tal, foram utilizados os registros dos diários de bordo e portfólios elaborados pelos bolsistas no período de 2014 a 2016. Considera-se que, com a inserção do licenciando no Projeto PIBID, o futuro docente é estimulado a experienciar um ensino-aprendizagem que permite o desenvolvimento do pensamento crítico e reflexivo.

Mais informações sobre o trabalho:

ENSINO DE CIÊNCIAS, MEIO AMBIENTE E SAÚDE UMA EXPERIÊNCIA NO PROJETO PIBID INTERDISCIPLINAR DE NOVA FRIBURGO, RJ

Segundo a estudante Clarisse Lugon, “Foi muito interessante participar do ENECiências, conhecer o campus da Praia Vermelha da UFF e poder passar por essa experiência com as minhas colegas, além de assistir as apresentações dos demais participantes. Foi uma experiência inspiradora!” 
Para a ex-aluna Stela Lina Bergiante, “Ter participado do ENECiências apresentando o meu trabalho e contando um pouco da minha experiência no Projeto PIBID foi marcado pela a superação de um novo desafio: a apresentação na forma de roda de conversa. Como em todo evento novo que me apresento, sempre há a superação de algum desafio, este evento foi marcado por um grande desafio de apresentar nesta modalidade nova para mim e ter conseguido, ao mesmo tempo, driblar os problemas ocasionados pela ansiedade que venho enfrentando. O apoio que recebi das professoras Celly e Fátima, e das colegas de biologia do polo Friburgo, foram fundamentais para que eu conseguisse fazer uma boa apresentação. O evento foi de grande aprendizado e troca de experiências. Superou as minhas expectativas em termo de organização e conhecimentos propagados. Recomendo fortemente a todxs que querem investir em uma formação significativa, e tiverem a oportunidade, de participarem de eventos como este”.

Mais informações sobre o evento: http://veneciencias.sites.uff.br/

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s