Debate com o deputado Glauber Braga e o Professor Eduardo Sampaio

No dia 12 de março de 2011, aconteceram dois eventos no Polo: uma oficina de elaboração de texto científico e um debate com o deputado Glauber Braga e com o professor Eduardo Sampaio (UERJ/IPRJ).

________________

No debate com o Deputado Glauber Braga e o Professor Eduardo Sampaio (UERJ/IPRJ) os temas tratados foram a tragédia ocorrida na cidade e o futuro do campus da UERJ, onde se localiza o IPRJ e também o Polo EAD de Nova Friburgo.

A primeira palavra foi do professor, que esclareceu ao público o que ocorreu com o Campus, qual sua situação atual e o que pode ou deve acontecer com o local. O professor também aproveitou para deixar sua opinião sobre uma possível transferência do campus para outro local. Segundo ele, se a melhor solução for a mudança, o campus deixará seu local de origem, sem problemas, mas isso deve ser feito após uma análise crítica e realística da situação, pois trata-se de um enorme patrimônio econômico, cultural e social, que não pode ser simplesmente abandonado.

Em seguida, a diretora do Polo EAD de Nova Friburgo, Fátima Kzam, relatou a situação deste antes e depois da tragédia. Enfatizando que, por decisão da sub-reitoria de graduação da UERJ (SR-1), o Polo EAD irá para onde o IPRJ for.

Depois, foi a vez de o público opinar e perguntar sobre quais medidas devem ser tomadas a respeito de deslizamentos de terra, transbordamento de rios e córregos e a respeito do transporte coletivo .

Na parte final do debate, o deputado Glauber Braga falou sobre a situação problemática da cidade, que é cercada por vales e rios e que, portanto, tem a maior parte de suas construções (casas, escolas, etc.) perto dessas áreas. Aproveitou também para expor sobre projetos realizados pelo poder público a fim de se evitar problemas causados por essas circunstâncias. Como exemplo, foi citado o Plano diretor de Macro drenagem, realizado pela USP, que se focava nas inundações. A partir desse projeto, eram visadas algumas intervenções, dentre as quais, a canalização do Rio Bengalas em Conselheiro Paulino, já estava sendo realizada. Vale lembrar que as intervenções visadas nesse projeto são concretizadas ao longo de anos.

Sobre deslizamentos de barreiras, foi citado o Plano de Redução de Risco, feito pelo Ministério da Integração. Trata-se de uma avaliação de comunidades consideradas em áreas de risco e das ações que deveriam ser tomadas nessas regiões com o propósito de se evitar possíveis tragédias.

O deputado também relatou a falta de preparo do poder público para alertar a população em situações de risco, e a dificuldade de realizar um programa desse tipo. Também apresentou um histórico sobre a tentativa de inclusão de outras empresas no sistema de transporte coletivo municipal, até então exercida por uma única empresa privada.

Antes do término do debate, o deputado disse estar saindo de lá com o compromisso de ajudar o município e a Universidade no que estiver a seu alcance.

O debate foi importante na medida que oportunizou a troca de idéias e a socialização de informações.

Assita a alguns trechos do debate!

Parecer do professor Eduardo Sampaio sobre a situação do IPRJ:

Parecer da Fátima sobre a situação do Polo EAD antes e depois da tragédia:

Considerações do público sobre a situação de algumas construções em Nova Friburgo e sobre o transporte público da cidade:

Parecer do deputado Glauber sobre as medidas relacionadas a enchentes e delizamentos de encostas tomadas pelo poder público antes e depois da tragédia:

Resposta de Glauber a uma pergunta do público sobre a situação de algumas construções de Nova Friburgo:

Esperamos que tenha gostado de acompanhar (tanto no Polo como no blog) o debate e a oficina ocorridos no dia 12/03/2011. Que venham mais dias assim!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s