Dia do biólogo

Em comemoração ao Dia do biólogo (3 de setembro), o Polo Friburgo realizou duas atividades abertas ao público:

10:30 – Palestra
“Novas perspectivas e a importância do trabalho voluntário”
Equipe da Cruz Vermelha

13:00 – Cine Polo
Exibição do documentário “O veneno está na mesa”

–==–

10:30 – Palestra

A Cruz Vermelha é uma instituição nascida da necessidade de atenuar o sofrimento de pessoas em situações críticas. Seu símbolo é uma homenagem ao suíço Henri Dunant, que a idealizou em 1859. (A bandeira da suíça é vermelha com uma cruz branca no centro). Em países islâmicos, a cruz é relacionada ao Cristianismo, por isso é substituída pelo crescente ou pelo cristal vermelho.

      

Devido à possibilidade de uma nova tragédia ocorrer na cidade e na região, essa palestra teve como intuito dar noções básicas do que deve e do que não deve ser feito em casos de acidentes e também divulgar o trabalho realizado pela Cruz Vermelha em Nova Friburgo, como a disponibilidade de cursos sobre Primeiros Socorros e o recrutamento de voluntários para ajudar nas atividades e na divulgação das mesmas. Foi enfatizado que essa instituição só existe com a ajuda do voluntariado, peça fundamental no seu funcionamento.

Sobre Primeiros Socorros, foi-nos ensinado que estes são fornecidos por pessoas com conhecimentos fisiológicos básicos, como reconhecimento de fraturas (expostas, fechadas), queimaduras (1º, 2º ou 3º grau), hemorragias e picadas de animais peçonhentos; identificação de parada respiratória; entre outros. Esse socorro é feito em duas etapas: Avaliação Primária, com cerca de 15 a 30 segundos, na qual o socorrista verifica a respiração, fala e temperatura corporal do socorrido e se ele sente dores; e a Avaliação Secundária, mais demorada, na qual o socorrista verifica se o socorrido possui algum elemento estranho no corpo (madeira, ferro), se tem alguma hemorragia e checa suas vias aéreas (A maioria das pessoas morre por asfixia), avaliando como melhor proceder ao socorro.

Vale uma importante informação: Não prestar socorro é crime. E prestá-lo de forma errada também! Se não sabe como proceder, o melhor a fazer é chamar uma ambulância ou alguém com conhecimentos suficientes.

O trabalho da Cruz Vermelha ocorre sob sete princípios fundamentais, que são:
Humanidade – socorre, sem discriminação, os feridos no campo de batalha e procura evitar e aliviar os sofrimentos dos homens, em todas as circunstâncias.
Imparcialidade – não faz nenhuma distinção de nacionalidade, raça, religião, condição social e filiação política.
Neutralidade – para obter e manter a confiança de todos, abstém-se de participar das hostilidades e nunca intervém nas controvérsias de ordem política, racial, religiosa e ideológica.
Independência – as Sociedades Nacionais devem conservar sua autonomia, para poder agir sempre conforme os princípios do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
Voluntariado – instituição de socorro voluntário e desinteressado.
Unidade – Só pode haver uma única Sociedade Nacional em um país.
Universalidade – instituição universal, no seio da qual todas as Sociedades Nacionais têm direitos iguais e o dever de ajudar umas às outras. [1]

Para mais informações, acesse:

Site da Cruz Vermelha Brasil

Facebook da Cruz Vermelha Nova Friburgo Friburgo.

Um pouco da história da Cruz Vermelha: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/cruz_vermelha/comosurgiu.html

13:00 – Cine Polo

O documentário “O veneno está na mesa”, de Sílvio Tendler, expõe o mercado criado e manipulado pelas grandes empresas de agrotóxicos, e aborda o perigo que o uso destes representa para as pessoas, tanto para os trabalhadores que os manipulam quanto para os consumidores de produtos agrícolas.

Você pode ver o documentário aqui no blog:

 

Após a exibição do vídeo, houve um debate sobre os efeitos dos agrotóxicos nos trabalhadores e consumidores, assim como no meio ambiente. A ética geral da sociedade moderna também foi alvo de controvérsias.

Veja também esta entrevista com o autor do documentário, concedida a Raquel Júnia – EPSJV/Fiocruz, do blog Fazendo Media: http://www.fazendomedia.com/o-veneno-esta-na-mesa/

______________________________________________________________

[1] – http://pt.wikipedia.org/wiki/Comit%C3%AA_Internacional_da_Cruz_Vermelha em 27 de setembro de 2011, as 18horas e 32 minutos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s