UERJ Sem Muros – Rio 2011

No período de 19 a 23 de setembro, nossos alunos bolsistas participaram da 22ª UERJ Sem Muros, no Rio de Janeiro, apresentando seus trabalhos.

Confiram os resumos dos trabalhos.

Um olhar sobre a integração entre Ciências e Artes em uma escola estadual de Nova Friburgo

Este trabalho tem como objetivos realizar uma análise teórica sobre a potência criativa do diálogo entre Artes e Ciências, apresentar as possibilidades inovadoras que esta abordagem suscita para o ensino de ciências, e investigar como é esta realidade no dia a dia da sala de aula*. A análise teórica sobre a integração entre ciências e artes resultou de uma consulta a livros, artigos, teses e dissertações publicadas sobre a temática. Foram realizadas entrevistas com professores do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas que atuam como tutores no Polo de Educação a Distância de Nova Friburgo, e também com outros docentes que trabalham em escolas públicas no município. A pesquisa participativa foi umas das estratégias utilizadas para observar a realidade do Colégio Estadual Emília Roschemant. O que se verifica é que a maioria dos professores da área de ciências e artes trabalha de forma isolada faltando, portanto, uma abordagem interdisciplinar. São apresentados alguns fatores que, na opinião dos professores, dificultam a integração entre as disciplinas de ciências e artes, bem como a utilização de recursos artísticos no ensino de ciências, incluindo aí a biologia. Desta forma, esta integração, embora figure entre os temas muito discutidos na educação em ciências, possui ainda aplicabilidade bastante incipiente. Contudo, alguns avanços observados podem servir de base para que essa abordagem seja mais utilizada e renda bons frutos para a educação básica brasileira.


* Apoio: CETREINA/UERJ.

______________________________________________________________

O blog como ferramenta de pesquisa, ensino e extensão

Este trabalho pretende apresentar a experiência de construção e manutenção do blog do Polo de Educação a Distância de Nova Friburgo como um trabalho colaborativo. O projeto propiciou o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos seus participantes, pois possibilitou a interação mais próxima com a universidade, a comunidade e impulsionou a prática da leitura, pesquisa e discussão dos mais diversos temas científicos e culturais. A institucionalização do blog e os resultados obtidos demonstram que o blog é uma ferramenta importante para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão universitárias.

______________________________________________________________

Utilização do blog na ampliação de fronteiras na Universidade

Este trabalho apresenta o projeto de elaboração e manutenção do blog do Polo de Educação a Distância de Nova Friburgo, que funciona no Campus Regional da UERJ, e tem por finalidade ampliar e dar visibilidade às atividades de extensão ali realizadas. A equipe do blog está envolvida em um trabalho colaborativo de pesquisa, ensino e extensão, com a produção de material de divulgação de eventos acadêmicos e culturais para o público interno, assim como também para a comunidade, através de um ambiente aprazível e de fácil navegação, que propicia a interação. Os resultados obtidos indicam que o trabalho do blog constitui-se como uma prática promotora e produtora de conhecimento, envolvendo de forma enriquecedora as comunidades interna e externa.

______________________________________________________________

EAD e evasão no Polo de Nova Friburgo: Identificando causas e propondo soluções

O presente trabalho tem como objetivo identificar as causas da evasão nos cursos de graduação em Licenciatura em Pedagogia, Séries Iniciais e Ciências Biológicas oferecidos na modalidade semipresencial, no Polo de Educação a Distância de Nova Friburgo, bem como propor soluções que minimizem o problema. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e de campo, com a realização de entrevistas com alunos e tutores presenciais. Nas conversas com os estudantes foram identificadas algumas categorias que influenciam a desistência como: problemas de ordem pessoal, problemas com a tecnologia, dificuldade para acompanhar um cronograma de estudos, entre outros. As categorias identificadas são corroboradas pela pesquisa bibliográfica sobre evasão. São apresentadas propostas de soluções para minimizar a evasão através de projetos que aproximem os alunos da realidade acadêmica, de forma mais participativa e interacional, com o intuito de aumentar o sentimento de pertencimento à instituição, nos quais núcleos internos do Polo, com a participação de tutores, coordenadores e alunos veteranos, colaboram na resolução de problemas.

______________________________________________________________

Ciência e Cultura também são feitas a distância

O presente projeto propõe integrar as atividades extensão cultural e científica realizadas no Polo EAD de Nova Friburgo à comunidade externa e trazer a cultura da comunidade ao polo com o uso da arte, novas tecnologias da informação e comunicação, numa interlocução intelectual e pedagógica com a sociedade. As ações de extensão como prática institucionalizada e regularizada além de envolverem a comunidade externa envolvem os estudantes dos cursos semipresenciais e ampliam o sentimento de pertencimento dos estudantes EAD à universidade. A extensão universitária tendo como foco a cultura e ciência consegue contemplar as diferentes linguagens, expressões sociais e a pluralidade de sentidos presentes no contexto acadêmico e social. O projeto é composto por uma séria de ações dinâmicas que tornam a extensão ampliada da pesquisa científica para atender os interesses reais da comunidade acadêmica e local. O contato da universidade com a comunidade dá-se de forma reflexiva, com respeito mútuo e tanto a universidade quanto a comunidade mantém a sua autonomia.

Anúncios

Uma resposta para UERJ Sem Muros – Rio 2011

  1. michele disse:

    parabéns!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s