Foi realizado no dia 10 de maio de 2014 o nosso 2º Encontro em Comemoração ao Dia do Pedagogo!
Com palestras e apresentações artísticas diversas, o evento foi um sucesso! Tivemos mais de 270 participantes!
Às 9 horas, as pessoas começaram a chegar e foram recebidas com o som da banda As Fulanas.
Às 10 horas teve início a palestra Venha conhecer a LIBRAS.
A professora Luciana Dantas Ruiz nos apresentou a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), destacando o contexto de desenvolvimento e alguns princípios básicos do funcionamento desta língua. Além disso, discutiu questões referentes à surdez e à cultura surda.
Luciana nasceu surda e viveu a maior parte de sua vida entre ouvintes, em um contexto ouvintista, e usou sua própria experiência de vida para discutir a importância de os surdos terem a possibilidade de se integrarem à sociedade utilizando-se de uma linguagem que lhes é mais natural (no caso, as línguas gestuais-visuais). A fala de Luciana foi oralizada pela Profª Soraia Wanderosck Toledo, intérprete e professora de LIBRAS.
A professora Soraia abordou a importância da presença de intérpretes nas escolas pra atender os estudantes surdos. Porém, destacou que o ideal é que os próprios professores sejam aptos a se comunicarem nesta língua, pois são eles quem possuem os conhecimentos específicos da disciplina que ministram. A professora destacou que tais conhecimentos nem sempre são dominados pelos intérpretes e isso pode prejudicar os estudantes surdos, visto que as traduções (das explicações dos professores ou mesmo das dúvidas destes alunos – e das respostas a elas) podem não ser tão eficazes como seria uma explicação direta do professor.
Após a apresentação das professoras, algumas pessoas do público foram chamadas a participar de uma brincadeira. Divididas em duplas, essas pessoas aprenderam alguns sinais básicos de apresentação e um pouco de datilologia.
Às 11 horas teve início a palestra Lugar de Fono é na escola.
Nesta palestra, a professora Tânia Afonso Chaves (UFF/NF) discutiu a relação entre a Fonoaudiologia e as instituições escolares, destacando a importância dos conhecimentos desta área na vida escolar das crianças desde os primeiros anos do Ensino Fundamental. Para isso, deu exemplos de intervenções que já realizou em sua prática profissional, esclarecendo que o papel do Fonoaudiólogo na escola não deve se limitar à percepção (e posterior tratamento) de crianças com problemas na fala, mas deve também incluir a percepção de situações negativas ao desenvolvimento oral-auditivo das crianças. Neste sentido, deu um exemplo ao destacar a importância de se observar a qualidade da merenda oferecida, afirmando que a mesma pode influenciar a mastigação. Visto que a mastigação tem efeitos no desenvolvimento da musculatura facial, principalmente maxilar, a qualidade da merenda pode influenciar a capacidade de fala das crianças e até mesmo gerar outros problemas. Um exemplo é a possibilidade de engasgos quando a comida é muito triturada e fica “rala”.
Às 12 horas teve início o almoço! O Chef Cristiano Cordeiro preparou um delicioso salpicão de frango que agradou a todos! Enquanto almoçavam, as pessoas foram surpreendidas por uma figura bem conhecida de diversas gerações brasileiras: a boneca de pano Emília, que circulou pelo refeitório brincando com os participantes e distribuindo flores de balas de jujuba e muita alegria!
A segunda parte do evento teve início às 13 horas com uma apresentação do coral Allons Chanter Infanto Juvenil, formado por 33 crianças de 4 escolas da cidade, dos 9 aos 12 anos de idade. Comandados pelo maestro Alfredo José Monteiro da Cunha (tutor presencial do curso de Pedagogia), os meninos e meninas cantaram e encantaram a todos! A apresentação ainda teve participações especiais de Claudia Ceccon e da professora Fátima Kzam, ex-diretora do Polo EAD de Nova Friburgo.
Às 13h30min teve início a palestra o CME nas universidades.
A tutora presencial do curso de Pedagogia e integrante do Conselho Municipal de Educação (CME) de Nova Friburgo, professora Érika Guimarães Ferreira, explicou no que consiste esse órgão administrativo, quais seus objetivos e qual a sua importância para uma Educação de qualidade. Ressaltou que o CME é composto por representantes do governo e da sociedade civil, sendo um órgão de gestão participativa. Sobre as atribuições do Conselho, Érika explicou que são quatro: deliberativa (autorização ou não de unidades escolares, por exemplo); normativa (exemplo: estabelecimento de regras para o funcionamento da Educação no município); fiscalizadora (como acompanhamento das Políticas Públicas em Educação do município; fiscalização das partes pedagógica, administrativa e orçamentária das unidades escolares, tendo como base a legislação, entre outras) e de assessoramento ou consultiva (servir de canal de comunicação com a sociedade civil e com o Poder Público sobre questões referentes à Educação no município).
Às 14 horas teve início o Sarau.
O estudante de Ciências Biológicas e organizador da atividade, Sergio Pinho, explicou como ocorreriam as apresentações e chamou as primeiras artistas a declamarem seus textos. Maria Fernanda e Maria Eduarda iniciaram o Sarau com a beleza e alegria que só as crianças são capazes de ter, apresentando as poesias Mães e Os meus brinquedos, respectivamente.
Em seguida, George dos Santos Pacheco, estudante de Pedagogia e escritor, apresentou alguns de seus textos, que, dentre outros temas, continham críticas ao comportamento da sociedade atual. George mantém um site, a Revista Pacheco, e um dos textos apresentados no dia, A filosofia do erro, pode ser lido aqui.
Dando sequência ao Sarau, o rapper Fábio FG recitou algumas de suas músicas, que falavam sobre os mais diversos temas. De forma bem-humorada, Fábio versou sobre críticas sociais, reflexões pessoais e sobre amor, tendo, inclusive, apresentado alguns textos inéditos. Quem ouviu, gostou!
Fábio mantém um site com suas músicas, videoclipes, agenda e formas de contato. Você pode acessar este site clicando aqui.
Depois de Fábio FG, foi a vez da estudante de Letras, poetisa e atriz (Lembra da Emília? Então…), Susana Savedra apresentar suas poesias. Dentre os ótimos textos, destacamos Instrumento, que pode ser encontrado na página CURTA Poesia VIDA Longa, que a artista mantém no Facebook. Vale conferir!
Fechando as apresentações de obras autorais, o escritor Sergio Bernardo Correa recitou alguns trechos de seus livros publicados. Os textos fizeram sucesso! O escritor ainda sorteou alguns exemplares para o público. Quatro foram os sortudos!
Encerrando o sarau, o estudante de Ciências Biológicas, Matheus Darrieux, que estava fazendo o fundo sonoro das apresentações, pegou o microfone e declamou Monólogo ao pé do ouvido, de Chico Science, fechando a atividade com chave de ouro.
E para finalizar o evento, as organizadoras Renata Vasconcellos (tutora coordenadora do curso de Pedagogia) e Magda Rangel (estudante do curso de Pedagogia) realizaram um sorteio de brindes, presenteando diversas pessoas do público.
Gostaríamos de agradecer às organizadoras, Renata e Magda, pela dedicação e carinho na realização de mais um evento de sucesso e ao supermercado TutiFruti, principal patrocinador do evento. Agradecemos também a tod@s @s palestrantes e artistas que contribuíram com seus trabalhos e ao público que esteve presente.
Confira mais fotos!