1ª Semana do Biólogo do Polo EAD de Nova Friburgo

Durante os dias 4, 5 e 6 de setembro de 2014  foi realizada a 1ª Semana do Biólogo do Polo EAD de Nova Friburgo.

O evento contou com a exibição de documentário, palestras, exposição de pôsteres e apresentações de trabalhos.

As atividades tiveram início na quinta-feira, 4, com a exibição do 1º capítulo do documentário A Célula – série da BBC na qual o biólogo Dr. Adam Rutherford conta a extraordinária história da busca científica para desvendar os segredos da célula e da própria vida. Neste episódio, intitulado O reino escondido, é feito um questionamento sobre o que é a vida e de onde ela vem. Este episódio mostra como séculos de dogmas religiosos e científicos prejudicaram as primeiras descobertas da existência de células, e como os cientistas começaram a perceber que havia muito mais acerca da vida do que os olhos podiam ver. O filme relata o progresso obtido por Antonie van Leeuwenhoek, que era um comerciante de tecidos holandês, que se especializou na fabricação de lentes e com um microscópio simples conseguiu observar microrganismos, e por Robert Hooke com sua inovadora obra “Micrografia”, pelo atraso científico da ideia da abiogênese, além de outros fatos históricos marcantes na trajetória humana em busca da compreensão da célula e, por consequência, da vida e de sua própria existência.

Na sexta-feira, 5, foi exibido o 2º capítulo da série. Intitulado A Química da vida, este episódio mostra como cientistas entraram ainda mais fundo no mundo da célula à procura de revelar o ingrediente mágico que pode transformar um conjunto de compostos químicos em vida.

No sábado, 6, aconteceu a maior parte das atividades. Às 8:30 teve início a palestra Relações entre a população humana e a diversidade vegetal, apresentada pelo Dr. Marcelo Guerra Santos (Professor da faculdade de formação de professores UERJ; Doutor em botânica – UFRJ)

palestra "Relações entre a população humana e a diversidade vegetal", apresentada pelo Dr. Marcelo Guerra Santos.

Palestra “Relações entre a população humana e a diversidade vegetal”, apresentada pelo Dr. Marcelo Guerra Santos.

Às 9:30 teve início a exibição do último capítulo da série A Célula, intitulado A centelha da vida. Neste episódio, é discutido se as condições existentes nos primórdios da Terra foram capazes de possibilitar o surgimento da vida e especula-se se a centelha necessária para tal acontecimento não teria uma origem extraterrena, provinda de algum dos meteoritos que atingiram nosso planeta. O Dr. Adam Rutherford ainda mostra como o nosso conhecimento sobre as células nos trouxe a um dos momentos mais importantes da história: os cientistas estão perto de repetir aquilo que aconteceu apenas uma vez em 4 bilhões de anos – a criação de uma nova forma de vida.

Em paralelo, às 9:10, teve início a palestra Locomoção – Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come, apresentada pelo Dr. Oscar Rocha Barbosa (Coordenador da disciplina Diversidade Biológica dos Deuterostomados – CEDERJ; Professor da UERJ; Pós- Doutor em Zoologia – Universitat de Barcelona). Na palestra, o professor demonstrou como o uso da tecnologia e o estudo de fósseis e animais atuais permitem recriar a maneira como animais já extintos, como os dinossauros se locomoviam. Esse estudo sobre locomoção tem gerado um aprendizado que tem sido utilizado, inclusive, na engenharia robótica, facilitando a criação de mecanismos que possibilitam a locomoção de robôs, podendo facilitar a exploração de outros planetas.

Palestra "Locomoção - Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come" apresentada pelo Dr. Oscar Rocha Barbosa

Palestra “Locomoção – Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come” apresentada pelo Dr. Oscar Rocha Barbosa.

Às 10:30 teve início a palestra Neurofibromatose tipo 1: Aspectos Clínicos e Moleculares, apresentada pela Msc. Paula Nascimento Almeida (Professora da UFF, Mestre em Genética e Biotecnologia pela UFJF e Doutoranda em Patologia – UFF). A Neurofibromatose, é uma doença genética rara que se manifesta por volta dos 15 anos e que provoca o crescimento anormal de tecido nervoso pelo corpo, formando pequenos tumores externos, chamados de neurofibromas. A palestrante falou sobre a Neurofibromatose tipo 1, que é uma das variações da doença, causada por mutações no cromossomo 17 que reduzem a produção de neurofibromina, uma proteína utilizada pelo organismo para evitar o surgimento de tumores. Este tipo de neurofibromatose também pode provocar perda de visão e impotência. A palestra ressaltou os aspectos clínicos e moleculares que influenciam tanto no desenvolvimento como no tratamento.

Palestra "Neurofibromatose tipo 1: Aspectos Clínicos e Moleculares", apresentada pela Msc. Paula Nascimento Almeida

Palestra “Neurofibromatose tipo 1: Aspectos Clínicos e Moleculares”, apresentada pela Msc. Paula Nascimento Almeida.

Às 11:10 teve início a oficina Ciência e Arte, mediada pela Professora Msc Márcia Garcia Gianfaldoni (Mestre em Biologia Vegetal pela UERJ; Tutora Presencial do CEDERJ e Professora da Rede Estadual de Ensino), onde com a utilização de extrato de pétalas de flores e sementes como tinta, era possível se criar desenhos em folhas de papel, e que após a criação dos desenhos, era possível com aplicação de um ácido, ou uma base, alterar a cor dos desenhos, pois ocorria uma reação química entre o ácido ou a base aplicada com a antocianina, que são pigmentos naturais responsáveis por uma grande variedade de cores de frutas, flores e folhas, que vão desde o vermelho-alaranjado ao roxo e azul. Sua função é proteger as plantas e frutos contra a luz ultravioleta (UV) e evitar a produção de radicais livres. Também foi explicado como as antocianinas podem ser utilizadas como um medidor de pH de solos.

Oficina "Ciência e Arte", mediada pela Professora Msc Márcia Garcia Gianfaldoni

Oficina “Ciência e Arte”, mediada pela Professora Msc Márcia Garcia Gianfaldoni.

De 12:00 às 13:00, houve uma pausa para o almoço. As atividades foram retomadas com a  exposição de pôsteres dos trabalhos selecionados para apresentação e a exposição Das Cosmologias antigas à Teoria do Universo Eterno, ambas no pátio interno do Polo.

Exposição de pôsteres e exposição "Das Cosmologias antigas à Teoria do Universo Eterno"

Exposição de pôsteres e exposição “Das Cosmologias antigas à Teoria do Universo Eterno”

Às 13:40 teve início a palestra Recursos Lúdicos e Didáticos para o Ensino de Ciências, pela Professora Msc. Adriana Oliveira Bernardes (Mestre em Ensino de Ciências pela UENF; Doutoranda em Ciências, Tecnologia e Educação – CEFET-RJ), na qual foi ressaltada a importância da utilização de recursos lúdicos e didáticos não só para o ensino de ciências, como também para o ensino em geral, para que haja uma melhor assimilação dos conteúdos.

Palestra "Recursos Lúdicos e Didáticos para o Ensino de Ciências", pela Professora Msc. Adriana Oliveira Bernardes

Palestra “Recursos Lúdicos e Didáticos para o Ensino de Ciências”, pela Professora Msc. Adriana Oliveira Bernardes

Às 14:20 teve início a apresentação oral dos trabalhos selecionados e, em seguida, foi realizada a premiação. Confira os trabalhos premiados:

Melhor apresentação oral:

“ESTUDOS TAXINÔMICOS DAS DESMÍDIAS  (ZYGNEMATOPHYCEAE) PLANCTÔNICAS DE UM RESERVATÓRIO AMAZÔNICO”, com autoria de Larissa Rangel Miranda, Maria da Graça Loureiro Sophia e Carolina Domingues.

Melhor apresentação na forma de pôster:

“O POTENCIAL DE FERRAMENTAS DA INTERNET NO ENSINO DE CIÊNCIAS”, com autoria de Sergio Roberto Pinho Júnior, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda, Patricia Seefelder de Assis e Antônio Nunes de Oliveira.

Melhor resumo:

“EXPLORANDO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DE MICROBIOLOGIA”, com autoria de Michele Pereira Souza, Fátima Kzam Damaceno de Lacerda, Aline Peçanha Muzy Dias e Viviane Louback Gitti.

Premiação dos trabalhos.

Premiação dos trabalhos.

E assim foi encerrada a 1ª Semana do Biólogo do Polo EAD de Nova Friburgo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s