IX Encontro Acadêmico e VII Exposição de Insetos do Polo

Durante os dias 17 e 18 de outubro aconteceram o IX Encontro Acadêmico e a VII Exposição de Insetos do Polo EAD de Nova Friburgo!

Na sexta-feira, 17, a tutora presencial do curso de Ciências Biológicas, professora Msc. Marcia Garcia Gianfaldoni, ministrou a palestra Plantas medicinais: benefícios e perigos. No encontro, a tutora esclareceu que os compostos produzidos pelas plantas e utilizados por nós para tratamentos, terapias, produção de fármacos, etc., são metabólitos, que, para estas plantas, possuem diversas finalidades, como defesa contra herbivoria ou parasitismo; proteção contra radiação solar; favorecimento da dispersão de pólen e sementes; dentre outras. Destacou ainda os perigos da utilização de certos compostos, alguns originalmente venenosos, ressaltando a necessidade de cautela durante a elaboração do fármaco ou mesmo em relação a dosagem a ser aplicada ou ingerida. Para exemplificar essa questão, falou dos glicosídeos cardioativos retirados da Dedaleira (Digitalis purpurea), que, caso aplicados em dosagem correta, podem resultar em batimentos cardíacos mais regulares e fortes, mas que em dosagem errada podem causar ataques cardíacos.

No sábado, 18, aconteceu a maior parte das atividades.

Às 8 horas teve início a palestra Ensinando Geografia – uma aula prática, com a professora Msc. Margarida Carvalho de Santana.

Às 9 horas teve início a Mostra de recursos pedagógicos de acessibilidade e ajudas técnicas, organizada pela professora Marilene Pinheiro. Diversos trabalhos elaborados pelos alunos do 1º período do curso de Licenciatura em Pedagogia do Polo foram expostos no corredor do 2º andar. Dentre as possibilidades educativas exploradas pelos recursos, podemos destacar o aprendizado de cores; números e quantidades; formas; e Braile.

snct-104 v2

Jogo que estimula o aprendizado de cores, números e quantidades

Recursos para o aprendizado de Braile

Recursos para o aprendizado de Braile

Simultaneamente a Mostra de recursos pedagógicos, teve início a VII Exposição de insetos do Polo!

SNCT 55

A organização da exposição de insetos é atividade obrigatória para os alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Polo (UERJ) matriculados na disciplina optativa Insetos na Educação Básica.

Alguns estudantes responsáveis pela organização da VII Exposição de insetos em conversa com tutora avaliadora do evento

Alguns dos estudantes responsáveis pela organização da VII Exposição de insetos em conversa com tutora avaliadora do evento

A edição de 2014 foi a sétima e contou com diversos elementos expositivos, como cartazes, pôsteres, vídeos e slides; e interativos, como jogos educativos e painel para desenhos.

Alunos e tutores do Polo participando de um dos jogos da VII Exposição de insetos

Alunos e tutores do Polo participando de um dos jogos da VII Exposição de insetos

Visitantes pintando em painel na VII Exposição de insetos

Visitantes pintando em painel na VII Exposição de insetos

Estudante do Polo comemorando a vitória em um dos jogos da VII exposição de insetos

Estudante do Polo comemorando a vitória em um dos jogos da VII exposição de insetos

A quantidade de temas abordados na exposição foi diversificada: informações sobre os insetos (características que os identificam e os diferenciam das demais classes, como a quantidade de patas, por exemplo); explicação de erros comuns sobre os animais desta classe (como a confusão entre aracnídeos e insetos); informações específicas dos principais grupos (besouros, mosquitos, gafanhotos, etc.); imagens diversas; além de diversos espécimes exibidos nas rampas do 1º e 2º andar.

Alguns dos insetos exibidos

Alguns dos insetos exibidos

Cartaz discutindo característica de alguns insetos

Cartaz discutindo característica de alguns insetos

Às 10 horas aconteceram duas atividades: a palestra Orientação sexual e diversidade de gênero na atualidade e a oficina Treinamento vocal para professores.

A palestra Orientação sexual e diversidade de gênero na atualidade, foi ministrada pela assistente social Ana Lívia Ramalho e pela advogada Elisabete de Souza Siqueira. Atividade específica do curso de Tecnologia em Segurança Pública do Polo, porém aberta ao público.

Alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública durante a palestra

Alunos do curso de Tecnologia em Segurança Pública durante a palestra Orientação sexual e diversidade de gênero na atualidade

A oficina Treinamento vocal para professores foi ministrada pela professora Dra Andréa Oliveira, com participação de Wendel Pereira e Alfredo Cunha, professores de canto; Gisele Cunha Rosa Faustino, pedagoga; e Caroliny de Faria do Couto a graduanda em Fonoaudiologia (UFF).

Público presente na oficina Treinamento vocal para professores

Público presente na oficina Treinamento vocal para professores

Durante a oficina, a professora Dr Andréa Oliveira esclareceu como é produzida a voz humana e porque professores devem se preocupar com sua saúde vocal. Após a palestra, o público realizou uma série de exercícios de aquecimento vocal, sob a supervisão da professora e de sua equipe.

A partir das 13 horas teve início a exposição de pôsteres Das cosmologias antigas à teoria do universo eterno, com a professora Msc. Adriana Oliveira Bernardes. A exposição foi seguida pelas apresentações dos alunos do Colégio Estadual Canadá. Orientados pela professora Adriana, os alunos apresentaram os trabalhos: Astrofotografia no Ensino Médio – um show de imagem, luz e Física; Radiações invisíveis – a descoberta do infravermelho por Herchel; e A história da Lâmpada: a descoberta de Edson, todos relacionados a Física.

A professora Msc. Adriana Oliveira Bernardes apresentando a exposição de pôsteres "Das cosmologias à teoria do universo eterno"

A professora Msc. Adriana Oliveira Bernardes apresentando a exposição de pôsteres “Das cosmologias à teoria do universo eterno”

Douglas Knupp apresentando o trabalho A

Douglas Knupp apresentando o trabalho “Astrofotografia no Ensino Médio – um show de imagem e Física”

Lucas Abelha apresentando o trabalho

Lucas Abelha apresentando o trabalho “Radiações invisíveis – A descoberta do infravermelho por Herchel”

Fulana e Ciclana apresentando o trabalho

Alunas do colégio Canadá apresentando o trabalho “A história da lâmpada – a descoberta de Edson”

E assim foi o IX Encontro Acadêmico do Polo EAD de Nova Friburgo!

Participe dos próximos eventos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s