III Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana

A III Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana (III ETARSERRA) ocorreu nos os dias 22 e 23 de outubro de 2015, no salão do Clube do Xadrez e no Teatro Municipal Laércio Rangel, ambos localizados na Praça do Suspiro, no Centro de Nova Friburgo, e contou com a participação de vários alunos bolsistas do Polo EAD de Nova Friburgo.

Abaixo segue a relação dos trabalhos dos bolsistas do Polo selecionados para apresentação de banner:
  • “TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DE MICROBIOLOGIA: A PROPOSTA DE UM MEIO DE CULTURA ALTERNATIVO E SUA UTILIZAÇÃO EM PRÁTICAS E OFICINA”, apresentado por Michele Pereira de Souza (BIO).
  • “O RAP DE NOVA FRIBURGO COMO UMA REDE EDUCATIVA COTIDIANA”, apresentado por Sergio Roberto Pinho Júnior (BIO).
  • “A UTILIZAÇÃO DO BLOG DO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO COMO PROPOSTA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA”, apresentado por Charles Marcolino de Souza (BIO).
  • “CIÊNCIA E ARTE NA PRODUÇÃO DE MODELOS EM PAPEL MACHÊ PARA O ENSINO DE BIOLOGIA”, apresentado por Matheus Darrieux de Souza (BIO).
  • “EVASÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA NO POLO EAD DE NOVA FRIBURGO/RJ”, apresentado por Diego Pinto Mazin (GEO).
  • “A DESCOBERTA DO CORPO HUMANO: EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO DO PIBID”, apresentado por Bruna dos Reis Ribeiro (BIO).
  • “A EXPERIÊNCIA DO PROJETO INTERDISCIPLINAR DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, MEIO AMBIENTE E SAÚDE NO COLÉGIO MUNICIPAL ODETTE PENNA MUNIZ EM NOVA FRIBURGO/RJ”, apresentado por Leila Silva Hallier e Busi (BIO).
  • “PRÁTICAS E VIVÊNCIAS – ÁGUA: ORIGEM, ACESSO E PRESERVAÇÃO”, apresentado por Ravena de Mattos Lamblet (BIO).
  • “TABELA PERIÓDICA INTERATIVA: UMA NOVA MANEIRA DE APRENDER/ENSINAR CIÊNCIAS”, apresentado por Márcio Mendes Bento da Silva (BIO).

A Logomarca desse ano teve, a exemplo do ano passado, como ganhadoras as alunas Magda Rangel (PED/UERJ) e Letícia Duarte (UFF).

 Os grupos do Projeto PIBID e do Projeto de Estágio Interno Complementar receberam menção honrosa pela participação com seus trabalhos nas seguintes categorias:

– Categoria graduação (ensino):

Tabela periódica interativa: Uma nova maneira de aprender/ensinar ciências.

A Descoberta do corpo humano: Experiências do contexto do PIBID.

 – Categoria graduação (extensão):

 A experiência do projeto interdisciplinar de educação em ciências, meio ambiente e saúde no Colégio Municipal Odette Penna Muniz em Nova Friburgo/RJ.

 – Categoria graduação (pesquisa):

 Evasão na educação a distância: Uma análise do curso de Licenciatura em Geografia no Polo EAD de Nova Friburgo/RJ.

A importância do “Diário de bordo” na formação docente.

 Confira abaixo algumas fotos do evento.

Acesse o site do evento ETARSERRA.