Oficina de Rap

A primeira atividade da 3ª Mostra de Artes do Polo foi uma Oficina de Rap, realizada no dia 20 de setembro, das 18h às 21h.

Fábio FG e Sergio Pinho, diretores da Academia Friburguense de Rimas, apresentaram ao público presente a metodologia implantada por ambos em suas experiências como professores de Rap e rimas em escolas públicas de Nova Friburgo/RJ no âmbito do programa Mais Educação e realizaram uma dinâmica na qual todos os presentes puderam praticar a arte da rima de diferentes maneiras.

oficina-de-rap-1

Parte inicial da Oficina: todos formando uma roda e participando dos jogos de rima propostos por Sergio

A atividade mesclou discussão expositiva com execução de atividades por parte do público, que foi composto por alunos e tutores do Polo, além de jovens da comunidade – em sua maioria participantes do movimento Hip Hop friburguense. Foi explicado como o  Rap e as rimas podem ser utilizados para trabalhar, com estudantes de Ensino Fundamental e Médio, a riqueza de vocabulário; o aprimoramento da oratória, da retórica e da capacidade de compreensão de textos (orais ou escritos); a autoestima; a leitura crítica do mundo; o reconhecimento identitário; entre outros aspectos relacionados à linguagem.

Mais de 40 pessoas participaram da atividade.

oficina-de-rap-6

Fábio FG conduzindo a parte final da Oficina: apresentação de diferentes tipos de improviso e realização de batalhas demonstrativas entre os MCs presentes.

oficina-de-rap-8

RDG e Fischer participando de uma batalha demonstrativa

oficina-de-rap-9

Rimadores e instrumentistas aguardando propostas de tema do público para mais uma sequência de improvisos

oficina-de-rap-10

Dom rimando sobre a instrumental de Matheus Voraz (beatbox) e Edgar Salarini (Acordeon)

A todos os que colaboraram para a realização da atividade e ao público presente o nosso muito obrigado!

Fotos por: Brisa Marinho e Hugo Carvalhal
Texto de: Sergio Pinho