ETARSERRA

De 19 a 21 de outubro de 2016 foi realizada a IV Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana (IV ETARSERRA). O evento, organizado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com outras Instituições de Ensino e com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior de Nova Friburgo, é uma oportunidade para pesquisadores e estudantes do Ensino Médio, Técnico e Superior divulgarem seus trabalhos e conhecerem o que mais tem sido feito na região em termos de ciência, educação e mesmo arte.
Muitos alunos, ex-alunos e tutores do Polo participaram do evento apresentando trabalhos ou realizando comunicações. A seguir estão disponibilizadas algumas fotos. Parabenizamos a todos pela dedicação e pelos excelentes trabalhos!
20161020_104649.jpg

Thuanny Maia Cabral (IBRAG/UERJ) e Lívia Andrade Gatto (IBRAG/UERJ) e equipe PIBID do C.E Marcílio Dias apresentaram o trabalho Impactos do PIBID na formação docente, que recebeu menção honrosa na categoria Ensino.

20161020_104834.jpg

Willian Gonçalves Ferreira apresentou o trabalho Planetas Extrassolares possibilidade de viagens interplanetárias e astrobiologia, orientado por Adriana Oliveira Bernardes, tutora presencial do polo de Nova Friburgo. Ganhou menção honrosa na categoria Ensino Médio.

20161020_105437.jpg

Da esquerda para direita temos, Fernando Maturana da Rosa (IBRAG/UERJ) Ravena de Mattos Lamblet (IBRAG/UERJ),Glauco Nantes (IBRAG/UERJ) e Carolina Gianfaldoni Viana (IGEOG/UERJ) apresentaram seu trabalho As Ocupações das Escolas Públicas Estaduais e Formação Docente realizado no âmbito do Projeto PIBID do C.E João Bazet.

20161020_105821.jpg

Thabatta Cristina O. de Mattos (IBRAG/UERJ) e equipe PIBID do C.E Carlos Cortes apresentaram seu trabalho Ciências em jogo

20161020_104540.jpg

Fábio Gonçalves do Nascimento, licenciando em História (UNIRIO, Polo Cantagalo) apresentou o trabalho O Rap enquanto prática enriquecedora do vocabulário e da cidadania de jovens de escolas públicas de Nova Friburgo/Rj, orientado por Sergio Roberto Pinho Júnior, tutor presencial de Polo Nova Friburgo. O trabalho recebeu Menção Honrosa na categoria Extensão.

20161021_113820.jpg

Matheus Darrieux de Souza (IBRAG/UERJ) apresentou oralmente o trabalho Experiencias pedagógicas no ensino de biologia e ciências relacionando ciências, arte e cidadania, elaborado na sua monografia de final de curso, com orientação da Profa Fátima Kzam.

20161021_115006.jpg

Andréia Guerra Pimentel (Mestrado em Diversidade e inclusão-UFF e tutora do Polo de Nova Friburgo) apresentou o trabalho RPG Contaminação de águas subterrâneas, um livro-jogo para aulas de ciências que faz parte da sua dissertação de mestrado, orientada pela Profa Glauca Aragon.

20161021_140122.jpg

Michele Pereira de Souza(IBRAG/UERJ) participou da mesa redonda Me formei, e agora?,junto com ex-alunos de cursos da UFF.

Para mais informações sobre o evento acesse: http://etarserrauff.wixsite.com/punf

Anúncios