III Jornada de Letras do Polo

III Jornada de Letras

A palavra ALIMENTO norteou o ciclo de palestras e os trabalhos desenvolvidos na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2016. Sua raiz etimológica tem origem no latim alere, cujo significado é nutrir, fazer crescer, desenvolver, animar.

A III Jornada de Letras que, este ano, aconteceu paralelamente ao evento, por ter em sua gênese o universo das palavras, perguntou-se:

“O QUE A PALAVRA ALIMENTA?”

E passou a semana acadêmica de 2016 do Polo CEDERJ/UAB – Nova Friburgo pondo-se a respondê-la.

Começou por questionar os Letramentos Sociais e a Reforma do Ensino Médio. Partindo do pressuposto de que a palavra é um fenômeno ideológico, a professora Kelly Cristine Oliveira da Cunha problematizou o letramento ocidental e o impacto da Reforma do Ensino Médio para os povos locais, sob a perspectiva da nova proposta de desenvolvimento de habilidades e convenções de linguagem. A professora Elisangela Heringer trouxe a palavra poética vinda da voz feminina de Paula Tavares – escritora africana de língua portuguesa: nela configurou-se a reconstrução do ser mulher e seu deslocamento da margem para o centro através de uma marcante abordagem do feminino. As alunas Déborah Simões Raposo e Maria Inês Freitas Amorim nutriram o evento com suas pesquisas, a primeira – com a força poética e sensibilidade da escritora Inês Pedrosa e, a segunda – com as palavras de escritoras da América Latina que fizeram crescer movimentos feministas e do feminino. Os professores Gabriel Frazão e Jaqueline Dália trataram da palavra oral como nutriente da pesquisa, ou seja, a palavra como constituinte e gestora dos processos e da identidade social. A culminância da semana foi aberta pelos alunos do 6º ano da Escola Waldorf Municipal Cecília Meireles, orientados pela professora Talita Melone, com uma apresentação belíssima de “As Pedras do Céu”, poema de Pablo Neruda, e a música “Asa do Vento”, de João do Vale. A seguir, os alunos do curso de Letras se apresentaram no III Concurso POLO POÉTICO com poemas de autoria própria que buscavam responder à temática da Jornada. A professora Elisangela Heringer relatou sua experiência com alunos em um projeto de multilinguagens que reuniu literatura e cinema sob o enredo do conto “Os calções verdes do Bruno”, do escritor angolano Ondjaki.

Nutridos todos pelas palavras que narram, questionam, problematizam e poetizam, o evento foi finalizado com a premiação do III Concurso POLO POÉTICO:

Categoria Melhor Poesia

1º lugar:

Título: Recado a uma camicia nera

Autor: Adriano Guedes Carneiro

2º lugar:

Título: Aquela palavra

Autora: Suzana Savedra

3º lugar:

Título: Palavras

Autor: Willian Knust

Categoria: Melhor Intérprete

Título: Aquela palavra

Autora e intérprete: Suzana Savedra

Categoria: Votação Popular

Título: A partida

Autora: Raquel Sarmet

O POLO CEDERJ/UAB – Nova Friburgo e a III Jornada de Letras parabenizam os participantes e agradecem a todos os presentes pelo alimento constituído em suas vozes colaboradoras para a autoria desta narrativa.

20161022_093603.jpg

Roda feita pelos palestrantes para discutir sobre a palavra Alimentos.

20161022_093644.jpg

IMG-20161019-WA0001.jpg

IMG-20161026-WA0017.jpg

IMG-20161026-WA0013.jpg

IMG-20161026-WA0008.jpg

Palestra Débora.jpg 2.jpg

Alunos presentes na palestra da Débora.

Anúncios