V ETARSERRA

Durante os dias 25 e 26 de outubro de 2017 aconteceu a V Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana (V ETARSERRA).

O evento tem como objetivo possibilitar aos alunos de Graduação e Pós-Graduação um ambiente de intercâmbio de ideias e experiências, divulgando trabalhos de Pesquisa, Extensão, Ensino, Inovação e Divulgação da Ciência e Tecnologia desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior e Pesquisa da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro.  Os participantes conhecem tanto trabalhos desenvolvidos em sua Unidade quanto trabalhos desenvolvidos por outras instituições.

O evento, realizado pela UFF (Campus Nova Friburgo), ocorreu no Teatro Municipal Laércio Rangel, localizado na Praça do Suspiro, no Centro de Nova Friburgo. E contou com a presença de muitos alunos e tutores do Polo CEDERJ/UAB de Nova Friburgo/RJ que participaram dando palestras e apresentando trabalhos nas mesas redondas ou na exposição de pôsteres.

A seguir, fotos de membros do Polo participando do evento. Os títulos dos trabalhos, assim como seus autores e orientadores, podem ser vistos nas legendas das imagens. Além dos trabalhos registrados nas imagens, precisamos registrar a participação da estudante Tatiana de Araújo (BIO) com o trabalho Artigos científicos e meio de cultura: teoria e prática no ensino de microbiologia no ensino médio, desenvolvido no âmbito do PIBID no Colégio Estadual Prof. Carlos Cortes, apresentado no dia 26/10 durante a Mesa redonda “Métodos ativos de Ensino-Aprendizagem“.

A Profª Drª Fátima Kzam em palestra sobre O desafio da formação inicial e continuada de professores.

Estudantes, orientadores e avaliadores durante a sessão de pôsteres.

Os estudantes Felipe Pereira Neves (GEO) e Bruna dos Reis Ribeiro (BIO) apresentando o trabalho Saúde na escola: uma visão interdisciplinar. Fruto de experiências realizadas no âmbito do PIBID, o trabalho foi orientado pela profª Fátima Kzam.

Natasha de Araújo Silva (BIO) em conversa com uma das avaliadoras. O trabalho O lúdico como alternativa no ensino de astronomia: elaboração de um jogo de cartas utilizando o conteúdo do currículo mínimo da rede estadual de ensino foi orientado pela professora Adriana Oliveira Bernardes, tutora presencial do Polo.

Diovanna Belório (BIO) durante a exposição.

Thuanny (BIO) e Sheila (PED) apresentaram o trabalho Projeto PIBID: uma experiência na construção cotidiana do currículo de Ciências, orientado pela profª Fátima Kzam.

Hugo Carvalhal (BIO, bolsista de EIC) e o trabalho A utilização de experimentos no ensino de Ciências: despertando o interesse pela Química, orientado pela profª Fátima Kzam.

Os estudantes Eduardo Vieira Custódio (PED) e Glauco Nantes (BIO) trocando ideias durante as apresentações. Eduardo, bolsista de EIC, apresentou o trabalho Evasão no Polo EaD de Nova Friburgo: uma investigação referente aos cursos da UERJ, orientado pela profª Fátima Kzam.

Ellen dos Santos Lemos (BIO) apresentou o trabalho Ciência e Cultura também são feitas a distância, relatando suas experiências como bolsista de Extensão. O trabalho foi orientado pela profª Fátima Kzam.

Letícia Martins Dittz de Assis (BIO) e o trabalho Estimulando o pensamento crítico sobre aspectos ambientais através de debate com futuros professores de Biologia do CEDERJ de Nova Friburgo, orientado pela profª Andréia Guerra Pimentel, tutora presencial do Polo.

Angela Portella (BIO) e o seu trabalho Astrobiologia em sala de aula: uma experiência realizada em Colégio Estadual do Rio de Janeiro, orientado pela profª Adriana Oliveira Bernardes.

Matheus de Miranda Ralha Candido (BIO),ex- bolsista de EIC, apresentou o trabalho O blog do Polo EaD de Nova Friburgo: um relato de experiência, orientado pela professora Fátima Kzam.

Márcio Mendes (BIO) apresentando o trabalho Análise da percepção ambiental dos estudantes de primeiro e segundo ano do ensino médio através de imagens. Orientado por Anderson Portugal, na época, tutor presencial do Polo.

Pibidianos do Colégio Estadual Dr. João Bazet e seu supervisor, professor Manoel Espedito da Silva, apresentaram o trabalho Educação ambiental: práticas e vivências para novos valores sociais. Trabalho orientado pela profª Fátima Kzam.

Matheus Raposo (BIO), Jessye Germano (BIO) e Leila Busi (BIO) e o trabalho A experiência do projeto PIBID no Colégio Odette Penna Muniz: interdisciplinaridade a partir das aulas de Educação Física. Orientado pela profª Fátima Kzam.

Stela Lina Bergiante (BIO) apresentando o trabalho A importância do diário de Bordo na formação docente: uma experiência no projeto PIBID. Orientado pela profª Fátima Kzam. Esse trabalho recebeu menção honrosa na categoria Graduação/Pesquisa.

A profª Fátima Kzam convidando Fábio Gonçalves do Nascimento, estudante de História (UNIRIO) pelo Polo de Cantagalo a relatar suas experiências durante mesa redonda sobre Arte e Educação. O trabalho O blog enquanto suporte de memória: o caso do blog da Academia Friburguense de Rimas foi orientado pelo professor Sergio Roberto Pinho Júnior, tutor presencial do Polo Nova Friburgo.

Anúncios