Projeto “Viver Jardim” por Clarisse Tolledo Lugon

Publicado em 10/04/2018 por polofriburgo

A aluna do curso Licenciatura em Ciências Biológicas Clarisse Tolledo Lugon, faz parte do projeto “Viver Jardim”, de acordo com a estudante o projeto aborda a Educação Ambiental de forma integrada ao Ensino-Pesquisa-Extensão colocando os estudantes como protagonistas no cultivo das plantas ornamentais e seus conhecimentos que se estendem da jardinagem à biologia. Em agosto de 2017 surgiu o Projeto Viver Jardim, atividade ligada ao projeto de extensão realizado no Polo de Educação a Distância de Nova Friburgo, envolvendo os estudantes do curso semipresencial de Licenciatura em Ciências Biológicas. A criação do jardim se iniciou a partir de um “biodesafio” proposto pelo tutor coordenador do curso Maycon Saviole, para os calouros da turma que ingressava no primeiro semestre de 2017 e posteriormente, se tornou uma atividade de ensino-pesquisa-extensão. Um jardim tem papel importante, muda a vida de quem está à sua volta, pode ser experimentado, vivenciado passeando por ele, observando o desenvolvimento das espécies que ali estão, palpitando nas mudas e estacas, sensibilizando e educando os que transitam por ele a enxerga-lo como um ser de vida própria, uma manifestação da natureza na Universidade. A chave para a educação ambiental é a sensibilização para as outras formas de vida do planeta que dão origem a preservação do espaço.

OViver Jardim se inspirou em atividades extensionistas realizadas também no Polo, como o Recicla Solo que criou um minhocário para dar destino aos resíduos alimentares e a Horta Acadêmica, que serviu de “laboratório” para a um trabalho monográfico de conclusão de curso (PEREIRA, 2016) e que foi abraçada por outros estudantes e demais interessados pela produção de hortaliças orgânicas (sem a utilização de insumos agrícolas). A jardinagem, em seu sentido mais amplo, artístico, estético, e inclusivo, se torna uma grande aliada ao equilíbrio da vida. Podemos observar enriquecimento da diversidade biológica, aumento da quantidade de insetos, melhoria do microclima e a possibilidade de usufruir do espaço, em aulas de botânica utiliza-se o jardim para retirada de exemplares vegetais e de fungos para observação nas aulas. O Viver Jardim ajudou a reunir estudantes com interesses nas plantas e em melhorar o espaço da faculdade, apropriando-se dele.

Recebemos doações de vasos de plantas, mudas, plantas, bancos, materiais de demolição, janelas antigas e demais objetos para que possamos decorar e enfeitar o local.

Agradecimentos as doações recebidas da aluna Leila Busi, do Horto Nogueira, Horto Terra Viva Plantas e da Loja Belas Artes diretamente para o Projeto Viver Jardim.

Email para contato: clarissetolledo@gmail.com

viver jardim 1
viver jardim 2
viver jardim 3
viver jardim 4

Share this: