Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Publicado em 24/10/2018 por polofriburgo

De 17 a 20 de outubro de 2018, ocorreu a VI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Nova Friburgo! Os alunos do Polo EAD de Nova Friburgo estiveram presentes em todas as atividades.

Nossa querida diretora do Polo, Profa Rosali Zavoli, participou de uma mesa de debates na UFF de Nova Friburgo.

Cerimônia de abertura

Foto 1: Presença da diretora do Polo Rosali Zavoli na semana da Ciência e Tecnologia. Créditos: Rosali Zavoli.

5e2afb9b-0c3b-47a2-aa03-4c4596555c5d

Foto 2: Apresentação musical, com nossa aluna do curso de Química, Djullye de Lisandra da Fonseca Monteiro. Créditos: Rosali Zavoli.

O ETARSERRA, que é a Exposição de Trabalhos Acadêmicos da Região Serrana, está na sua 6ª edição, faz parte do evento e contou com a presença de vários alunos do Polo. De acordo com o relato do aluno do curso de Ciências Biológicas, Hugo Silva, que participou de uma roda de conversa:

“Na roda de conversa os trabalhos são expostos geralmente em Power Point. Apresentei o meu, que é baseado na minha monografia sobre motivação dos alunos em escolas. Falei sobre jogos didáticos, modelos didáticos e experimentos lúdicos no ensino, principalmente envolvendo ciência e arte. Contei da minha experiência prática com os alunos, sobre as aulas de música que eu dou e sobre as Mostras de artes do Polo CEDERJ. Depois fiquei vendo as apresentações do grupo 1 da roda de conversa (eu fui o primeiro a apresentar). Tinha muita coisa voltada para a área do ensino, apesar de todos serem trabalhos da UFF. Foi construtivo, muitos trabalhos falavam sobre ensino significativo e sobre evitar a aprendizagem mecânica”

De acordo com a aluna Diovana Belório do curso de Ciênciais Biológicas:

“Eu fui apresentar um pouco do meu projeto de monografia intitulado ‘Adaptação de material sobre estuários para pessoas com deficiência visual e estímulo à reflexão de futuros professores sobre a importância de ferramentas acessível no processo de inclusão’. Falei sobre tecnologias assistivas, que são materiais, metodologias, serviços e práticas que buscam dar independência aos deficientes. Falei de algumas que facilitam a aprendizagem dos alunos deficientes visuais. E expliquei sobre o jogo de RPG que estou desenvolvendo no Jogavox, que conta com narração, imagens e efeitos sonoros para facilitar o acesso pelos deficientes visuais.”

Aluna Diovana

Foto 3: Aluna Diovana Belório, participando do Etarserra. Créditos: Diovana Belório.

Jayse Paqui Veiga, aluna do curso de Geografia, também participou de uma roda de conversa, e falou um pouco sobre o seu projeto, juntamente com a profª Adriana Bernardes, que tem um grupo de astronomia. O trabalho da aluna é referente às estações do ano, que é um tema interdisciplinar que engloba tanto a Geografia como outras ciências. De acordo com ela, a participação no ETARSERRA foi extremamente enriquecedora.

0bfb2449-a79c-48f7-9a2b-8ec124201088

Foto 4: Participação da aluna Jayse Paqui Veiga, no Etarserra. Créditos: Jayse Paqui Veiga.

Eu, Carolina Maciel Mattos, também tive a honra de participar deste evento, que acrescentou muito na minha formação, pois tive a oportunidade de mostrar um pouco do meu trabalho no Blog do Polo EAD de Nova Friburgo, através da exposição do Banner. Essa experiência me possibilitou agregar mais valor ao meu trabalho, através de várias dicas e observações do avaliador e, assim, trocar conhecimentos.

Minha participação no etarserra

Foto 5: Participação da aluna Carolina Maciel Mattos, no Etarserra. Juntamente com dois tutores do CEDERJ, Jaqueline Dália e Gabriel Frazão,  duas alunas do CEDERJ Jayse Paqui Veiga e Gilsiane de Freitas, uma aluna  da UFF Esther Pinho e uma aluna do Ibelga Raíssa Pinho Créditos: Carolina Maciel Mattos.

A aluna Clarisse Lugon, também participou do ETARSERRA, e pode apresentar  o seu projeto “Viver Jardim”, que recebeu menção honrosa pela equipe da UFF.

clarisse etarserra

Foto 6: Clarisse Lugon, participando do Etarserra. Créditos: Clarisse Lugon.

Os alunos do Polo EAD de Nova Friburgo também se mostraram presentes na Caravana da Ciência. De acordo com o aluno Diego Jardim Ciências Biológicas:

“Em relação à caravana achei muito interessante poder participar do evento e passar um pouco do meu conhecimento para alunos que estão dando início aos estudos, isto é, alunos do ensino fundamental. E para os alunos do ensino médio, poder passar um pouco da minha experiência e vivência acadêmica e ver que minha vivência estimulou e serviu, para alguns alunos, como parâmetro e perspectiva para o decorrer acadêmico desses alunos. Me chamou atenção o fato de que nenhum dos alunos em término do ensino médio tivessem conhecimento da Fundação Cecierj e do Consórcio Cederj, como o Polo universitário EAD de nosso cidade. Logo, fiquei feliz em poder informar e esclarecer dúvidas sobre o Consórcio e dar uma perspectiva para o futuro acadêmico desses jovens.”

Participação na caravana da ciencia

Foto 7: Diego Jardim, participando da Caravana da Ciência. Créditos: Diego Jardim.