PIBID

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), criado em 2007, está ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e tem como proposta a valorização dos futuros docentes durante seu processo de formação, bem como o aperfeiçoamento da formação de professores para a educação básica e a melhoria de qualidade da educação pública brasileira.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas, desde o início da sua formação acadêmica, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

A UERJ participa deste programa desde 2011, com o projeto institucional Saber Escolar e Formação Docente na Educação Básica, mas somente em 2014 foram incluídos subprojetos referentes aos cursos de licenciatura oferecidos na modalidade a distância. O subprojeto interdisciplinar do Polo Educação a Distância de Nova Friburgo é um destes subprojetos.

Estão envolvidos neste subprojeto do Polo EAD de Nova Friburgo 20 estudantes dos cursos semipresenciais da UERJ – Licenciatura em Pedagogia, Ciências Biológicas e Geografia – que estagiam em quatro escolas parceiras, supervisionados por professores que atuam também como tutores presenciais dos referidos cursos. O trabalho é coordenado pela professora Fátima Kzam Damaceno de Lacerda (IQ/SR-1/UERJ).

Saiba mais sobre os objetivos, as ações e as escolas envolvidas no subprojeto que conta com participação de estudantes do Polo:

1 – Justificativa e Objetivo:

A formação de professores via Educação a Distância vem sendo concretizada através das ações de interiorização da universidade e tem contribuído para minimizar a carência de docentes nos municípios afastados dos grandes centros. Neste sentido, a UERJ oferece, na modalidade semipresencial, os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia e Pedagogia no Polo de apoio presencial de Nova Friburgo, contando em março de 2014 com 590 estudantes de graduação matriculados. A proposta metodológica dos referidos cursos é de um ensino contextualizado, que interrelacione a teoria e a prática. Neste contexto, torna-se importante potencializar o desenvolvimento de metodologias inovadoras pelos próprios licenciandos, no que se refere a educação em ciências, ambiente e saúde, de forma a contribuir para a melhoria do ensino fundamental e médio, e a partir de suas próprias experiências de formação profissional.

O Polo é hoje uma referência na área de formação de professores atendendo não só o município de Nova Friburgo, mas também os municípios vizinhos como Cachoeiras de Macacu, Bom Jardim, Macuco, Cantagalo, Trajano de Moraes, Sumidouro, Carmo, Duas Barras, São Gonçalo e Teresópolis.

A proposta do subprojeto interdisciplinar do Polo justifica-se pela importância de inserir os estudantes EAD nas atividades acadêmicas da universidade, entendendo que o Polo é uma extensão desta e que a temática da educação em ciências abre um espaço especial para discussão sobre o modo como concebemos os processos de construção do conhecimento científico. Afinal, a ciência, a geopolítica, a política ambiental e de saúde, a economia, os interesses e valores estão irremediavelmente ligados entre si há muito tempo. Portanto, esta discussão tem uma contribuição a dar à educação em geral e, em especial, à educação em ciência, ambiental e em saúde, pois nos ajuda a construir uma proposta de educação em ciências que contribua para uma visão mais democrática em relação ao ambiente, à nossa saúde e às demais culturas, entendendo que não há uma verdade definitiva a ser desvendada. Em outras palavras, existem diferentes formas e saberes sobre a natureza e a saúde que precisam ser levadas em conta quando se trabalha a educação escolar em ciências. O objetivo deste subprojeto é envolver os licenciandos em pedagogia, ciências biológicas e geografia nesta discussão.

2 – Ações:

  • Revisão bibliográfica sobre as temáticas “Educação em Ciências”, “Educação Ambiental” e “Educação em Saúde”;
  • Análise do Material Didático – impresso e virtual – especialmente utilizado nos cursos EAD de Licenciatura em Ciências Biológicas, Geografia e Pedagogia com foco na educação em ciências, ambiental e em saúde;
  • Observação do cotidiano das escolas parceiras;
  • Desenvolvimento de propostas metodológicas/proposição de atividades práticas;
  • Utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs);
  • Participação de reuniões semanais de equipe;
  • Participação do grupo de discussão na internet;
  • Confecção de um Diário de bordo e apresentação de um relatório mensal das atividades realizadas;
  • Organização, na forma de um trabalho acadêmico (artigo e pôster), dos resultados finais do trabalho, a fim de divulgar para a comunidade interna do Polo EAD e também para a comunidade acadêmica externa;
  • Manutenção do blog do Polo EAD de Nova Friburgo;
  • Avaliação e divulgação dos trabalhos realizados.

3 – Escolas Parceiras:

3.1 – Colégio Municipal Odette Penna Muniz

Endereço: Praça da Bandeira, 2 – Vila Nova, Nova Friburgo, RJ
e-mail: c.opm@hotmail.com
Telefone: (22) 2528-8561 / 2528-8162
Diretor: Profª Leila Maria
Supervisora PIBID: Profa Alessandra Moraes da Rocha

3.2 – Escola Estadual Marcílio Dias

Endereço: Av. Geremias de Mattos Fontes, s/n – Centro, Nova Friburgo, RJ
Tel: (22) 2533-1490
e-mail: eemdias@ig.com.br
Diretora: Profª Cristiani Bastos
Supervisor PIBID: Prof. José Augusto Chicri

3.3 – Colégio Estadual Dr. João Bazet

Endereço: rua Coronel Zamith, s/n – Perissê, Nova Friburgo, RJ
Tel: (22) 2533-1126 / 2522-4029
e-mail: jbazet@bol.com.br
Diretora: Profª Maria Clara
Supervisor PIBID: Prof. Manoel Espedito Silva

3.4 – Colégio Estadual Prof. Carlos Côrtes

Endereço: R. Eugênio Nideck, 137 – Catarcione, Nova Friburgo, RJ.
Tel: (22) 2533-1057 / 2519-2382 / 2533-1104
e-mail: colegiocarloscortes@yahoo.com.br
Diretora: Profa Renata Maria do Amaral Lima Leite
Supervisora PIBID: Profa Márcia Garcia Gianfaldoni

_________________________________________________

Para mais informações sobre os trabalhos realizados em cada uma das escolas envolvidas, acesse a página referente à escola de seu interesse.

Para mais informações sobre o PIBID, acesse: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid

Conheça também os trabalhos desenvolvidos por alunos de cursos semipresenciais da UERJ no Polo CEDERJ-UAB de Resende/RJ: http://pibidresende.blogspot.com.br/

Uma resposta para PIBID

  1. Pingback: V Encontro Institucional do PIBID/UERJ/CAPES | Polo EAD de Nova Friburgo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s