Metodologia EAD

Com o crescimento de novas tecnologias, o avanço das mídias e a expansão da internet foi possível viabilizar novas formas de ensino e aprendizagem. Entre elas o ensino a distância do Consórcio Cederj que tem como objetivo oferecer educação superior gratuita e de qualidade a todo o Estado do Rio de Janeiro, permitindo o acesso de milhares de pessoas excluídas do processo educacional tradicional, devido à distância ou indisponibilidade de tempo para cursar as universidades com aulas presenciais diárias.

O consórcio Cederj foi criado em 2000 e é composto por seis universidades públicas: UENF, UERJ, UFF, UFRJ, UFRRJ e UNIRIO. Conta atualmente com cerca de 26 mil alunos matriculados em seus 10 cursos de graduação a distância: Administração, Administração Pública, Tecnologia em Sistemas da computação e Licenciaturas em Ciências Biológicas, em Física, em História, em Matemática, em Pedagogia, em Física e em Turismo.

A finalidade do Cederj é a formação integral dos alunos, para que sejam produtores de conhecimento e não apenas receptores de informações. A proposta é tornar o aluno cada vez mais autônomo, independente, pró-ativo, buscando para si o conhecimento necessário para a sua vida pessoal e profissional.

O Cederj oferece toda uma estrutura para que cada aluno seja plenamente atendido em seus questionamentos, dúvidas e observações. Para isso, conta com a plataforma Cederj onde é oferecido o suporte necessário para que o aluno receba informações quanto às suas disciplinas, horários, notas, avisos, entre outros. Na sala de tutoria a distância, o tutor atende as dúvidas e comentários e o e-mail permite a comunicação com coordenadores, diretores, secretarias, tutores presenciais, tutores a distância e outros alunos. Ainda na plataforma, existem outros recursos pedagógicos tais como: vídeos, animações, simulações, links, atividades interativas, e biblioteca virtual, possibilitando o desenvolvimento da autonomia na busca de informações.

Nos cursos de graduação do Cederj, o aluno estuda no local e horário de sua preferência, seguindo os cronogramas das disciplinas disponibilizados na plataforma. O material didático é gratuito e elaborado por uma equipe própria. Os livros são separados por aulas e usam com uma linguagem adequada e dinâmica, especialmente direcionada para os alunos à distância.

Os alunos também contam com os tutores presenciais dos seus polos seguindo um horário mensal, para atendê-los e orientá-los no que for necessário, além do atendimento telefônico gratuito (0800).

Não há a obrigatoriedade da frequência diária nas aulas, porém existem algumas disciplinas que exigem um número mínimo de presença para a execução, no polo, das aulas práticas de laboratório, trabalhos em grupo, seminários obrigatórios ou para trabalho de campo, além dos estágios curriculares obrigatórios.

Devemos destacar que para que haja o credenciamento e a autorização da instituição de ensino a distância pelo MEC (Ministério da Educação), são exigidos momentos em que a presença do aluno é indispensável, por exemplo, nas avaliações presenciais.

No Cederj as avaliações são parte integrante e indispensável no processo de ensino e aprendizagem. Essas avaliações são semestrais e podem variar de acordo com cada disciplina, mas devem ser compostas no mínimo, por exercícios avaliativos, duas avaliações a distância (AD1 e AD2), duas avaliações presenciais (AP1 e AP2), e caso seja necessário para recuperar nota, uma avaliação adicional presencial (AP3). As avaliações presenciais (APs), seguem um rigoroso acompanhamento no que diz respeito à elaboração, aplicação, fiscalização e correção das provas.

Sites pesquisados:

http://portal.mec.gov.br/index.php?view=article&catid=193%3Aseed-educação-a-distancia, acesso em 27/09/2010

http://portal.cederj.edu.br/fundacao/, acesso em 27/09/2010

http://revistaescola.abril.com.br/, acesso em 27/09/2010

http://www.editorasegmento.com.br/, acesso em 29/09/2010

Saiba mais sobre o Cederj:

http://www.youtube.com/watch?v=R3GEfZPazTg&feature=player_embedded

Anúncios