Visita docente (BIO) – Palestra: Envelhecimento e doenças crônico-degenerativas

No sábado 08/10 de 9 às 10 horas, ocorreu a visita docente do 2º semestre do curso de Biologia. A professora Marisa Breitenbach, coordenadora da disciplina Corpo humano 2, apresentou uma palestra sobre Envelhecimento e doenças crônico-degenerativas.

Segundo a professora, o envelhecimento se dá através de um processo progressivo de redução da homeostase (manutenção de condições quase constantes no meio interno[1]).

Para ela, não há como escapar desse processo. Isso porque, para haver a divisão celular, fundamental no nosso desenvolvimento, nossas células precisam dividir seu DNA. Nesse processo, podem ocorrer falhas que comprometam tanto a sobrevivência das células quanto sua capacidade de duplicação.

Diversos temas foram abordados, como a relação entre desenvolvimento de uma sociedade e expectativa de vida da sua população; as doenças que mais impactam o sistema de saúde pública do Brasil; entre outros.

Após a palestra, a Profª Marisa Breitenbach e a Profª Daniela Rodrigues (coordenadora de Elementos de Ecologia e Conservação, que também participou da visita docente) debateram com os alunos algumas questões relativas ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

Para saber mais sobre os temas da palestra, você pode clicar nesses links:

Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano: http://www.upf.br/seer/index.php/rbceh

Artigo sobre Diabetes Melito: www.scielo.br/pdf/abem/v46n1/a04v46n1.pdf

Tendências da Diabetes mellitus no Brasil: www.scielosp.org/pdf/csp/v19s1/a04v19s1.pdf

Estudo sobre a auto-estima de idosos e as doenças crônico-degenerativas: http://www.upf.com.br/seer/index.php/rbceh/article/viewArticle/20

Assista ao vídeo da Tv Escola:

Genoma Humano: o Mapa do Envelhecimento e da Morte

Link: http://video.google.com/videoplay?docid=6795697927445437059

[1] Guyton, Arthur C. Tratado de Fisiologia Médica / Arthur C. Guyton, John E. Hall: tradução de Barbara de Alencar Martins… [et al.]. – Elsevier, 2006.

Deixe um comentário